Sintomas de infarto em mulheres são diferentes? Como se proteger.

No Brasil teve um aumento de cerca de 60% nas mortes de mulheres mais novas, de 15 a 49 anos por infarto de 1990 para 2019. Na faixa dose 50 a 69 anos, o número quase triplicou, subiu aproximadamente 176%. Esses dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

As mulheres, na maioria tem dupla jornada, serviço de casa, filhos e também trabalham fora, levando muitas vezes ao estresse, problemas emocionais, falta de tempo para ir a uma academia, e muitas vezes o estado emocional é que levam a sofrer um infarto.

O infarto em mulheres pode ter sintomas diferentes, isso porque no público feminino podem achar que o problema não é no coração, pode ser confundido com crise de ansiedade, gastrite.
A diferença do infarto entre homens e mulheres é que as artérias coronárias femininas em geral são mais estreitas que as artérias masculinas, e no coração da mulher os batimentos são diferentes, ele bate 10% mais que o coração de um homem, fazendo com que trabalhe mais. Outra diferença está nos sintomas apresentados que também não são iguais, as mulheres tem sintomas que são atípicos, normalmente ocorre somente com pessoas desse gênero.

Tem dois tipos de sintomas de infarto em mulheres, eles podem ser típicos ou atípicos.

Os típicos, que são os mais comuns:
Dor ou queimação no peito, desconforto na região do peitoral em forma de aperto, essa dor pode ir para o braço esquerdo, para as costas e até para o rosto;
Junto com a dor pode ocorrer suor frio, palidez, falta de ar, tontura, palpitações e sensação de desmaio.

Os sintomas de ataque cardíaco feminino mais atípicos e que podem ser confundidos com algumas, mesmo assim eles devem ser observados com muito cuidado. São eles:

Dor no abdome, que pode parecer com gastrite, esofagite ou refluxo;
Enjoo, vomitos;
Mal-estar geral;
Suor excessivo;
Cansaço excessivo sem uma causa aparente.

Se perceber algum desses sintomas, procure imediatamente ajuda, vá até uma unidade de pronto atendimento.
Outro ponto relevante é que o corpo pode dar alguns sinais semanas antes de ocorrer o ataque cardíaco.

Alguns sintomas de infarto feminino um mês antes dele acontecer podem ser:

fadiga incomum;
distúrbios do sono;
falta de ar;
indigestão;
ansiedade;
coração acelerado e sensação de peso ou fraqueza nos braços.

O diagnóstico precoce é fundamental para gerenciar problemas no coração, evitando complicações mais graves.

Ter uma vida mais saudável, fazendo um dieta balanceada, atividade física regular, é muito importante tanto para prevenir o do infarto

Fatores que podem levar tanto homem como mulher a ter um infarto:

Pressão arterial alta, níveis de colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, ansiedade, depressão.

A prevenção é sempre a melhor coisa a se fazer pela sua saúde, para isso faça exames periódicos de sangue e do coração. Um simples exame solicitado em uma consulta de rotina ao cardiologista pode salvar sua vida, se for diagnosticado precocemente uma doença. Existe também outros exemplos que o médico pode pedir, como o ecocardiograma e raio X do tórax. Além disso, manter hábitos saudáveis também é fundamental: exercite-se, faça uma alimentação mais saudável, não fumar, cuidar da sua saúde mental e realizar um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas.