Vai sair do ar? Globo tem até 5 de outubro para renovar concessão, Bolsonaro já expôs sobre o assunto

A TV Globo tem até 5 de outubro para apresentar pedido de renovação de licença para suas emissoras próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. A concessão da Globo foi renovada pela última vez em 2007. Naquela época, o presidente da república era Luiz Inácio Lula da Silva.

A licença da TV Globo foi prorrogada por 15 anos e termina em 5 de outubro deste ano. Desde 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência, muito se fala na renovação da licença que mantém a TV Globo no ar.

Primeiro, o próprio remetente deve solicitar a renovação. O Ministério das Comunicações é responsável pela análise da documentação. Bolsonaro já disse que a licença será aprovada se toda a documentação estiver em ordem.

“A Globo tem um encontro comigo no ano que vem. Encontro com a verdade. […] É igual parada matinal [do quartel]. Tem que estar arrumadinho. Qualquer empresa”, declara o presidente aos fãs no Palácio do Alvorada. A declaração foi transmitida no canal Bolsonarista do YouTube.

Confira abaixo:

Em segundo lugar, o próprio presidente não determina se a estação será fechada. Há apoiadores do presidente que esperam que a licença não seja prorrogada. Para que isso aconteça, o Congresso Nacional (deputados federais e senadores) deve aprovar a não renovação da licença. Mesmo que isso aconteça, a Globo ainda poderá permanecer no ar se obtiver permissão de um juiz.

Segundo o site, a Terra Globo tem bons contatos com deputados e senadores e não gostaria de associar suas imagens ao presidente Bolsonaro. A Globo ainda não solicitou a extensão de sua licença. A emissora pode deixar para a última hora, operar sob licença especial e aguardar a extensão para outro mandato presidencial, que pode ou não ter um Bolsonaro à frente. As eleições são realizadas em outubro.