Sonia Abrão não economizou nas palavras quando comentou sobre a polêmica que envolve o sertanejo Leonardo. O cantor foi colocado em uma “lista suja” do governo por causa de denúncias de trabalho análogo à escravidão em sua famosa fazenda, a Talismã.
No programa A Tarde É Sua, na terça-feira (8), Sonia ficou chocada ao ver mais um artista envolvido em questões policiais. Ela perguntou: “O que tá acontecendo com o meio sertanejo? A gente ainda tá lidando com os problemas sérios que envolveram o Gusttavo Lima, e já aparece o nome do Leonardo nos jornais. Como assim?”.
Ela continuou, expressando sua indignação: “É triste, lamentável, desumano, algo que eu não consigo imaginar. Leonardo nas páginas policiais? Isso é muito para a minha cabeça. Não consigo acreditar que ele esteja nessa ‘lista suja’, onde patrões exploram trabalho escravo. Essa é a situação dele”.
Sonia também comentou sobre o desabafo do marido de Poliana Rocha. Leonardo postou um vídeo nas redes sociais em que parecia estar realmente abalado. “Ele, que conhece o trabalho duro, como poderia estar usando trabalho escravo em uma de suas fazendas?”, questionou a apresentadora.
Apesar de acreditar no que Leonardo disse, Sonia ficou com algumas dúvidas sobre sua versão dos fatos: “Essa história tem um nó. Nos documentos, consta o nome da fazenda Talismã, mas ele diz que tudo aconteceu em outra fazenda dele. Então, a polícia diz que foi na Talismã, enquanto ele alega que foi em outra propriedade”.
Ela explicou que a situação é complexa: “Leonardo se defende dizendo que não foi na Talismã, mas em uma outra fazenda. Porém, na visão da polícia, foi na Talismã, em uma área arrendada por outro fazendeiro, onde o trabalho escravo ocorreu. Esse arrendatário contratou seis pessoas que foram encontradas em condições de trabalho escravo”.
Sonia questionou ainda o comportamento de Leonardo: “Ele pagou as multas e o caso foi encerrado. Como assim? Se a terra é dele, ele deve saber o que acontece ali. Ele pode não ter sido informado, mas quem cuida da fazenda precisa comunicar tudo que está acontecendo. Ele deveria tomar providências, denunciar, sabe?”.
“Leonardo fala que é contra esse tipo de coisa e que nunca faria isso. Eu acredito nele, mas tem esse ponto confuso na história. Não é só pagar a multa e achar que tudo tá resolvido. Olha o que tá por trás disso: o sofrimento das pessoas. Fica difícil de justificar”, disparou Sonia.
Sobre Leonardo, ele se pronunciou pela primeira vez na tarde de segunda-feira (7), quando as acusações começaram a ser amplamente divulgadas. Ele foi incluído na tal “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e passou a ser alvo de críticas e ataques.
Em um vídeo no Instagram, o cantor se mostrou surpreso e triste com a situação. “Boa tarde, gente. Estou aqui, confesso que surpreso e muito triste. Meu nome tá sendo vinculado na televisão, rádio, internet e tudo mais”, ele disse, deixando claro seu desconforto.
A questão do trabalho escravo nas propriedades rurais é um tema sério e que vem à tona com frequência. Não é só Leonardo que enfrenta esse tipo de acusação. Outros artistas e fazendeiros já passaram por situações parecidas, gerando debates sobre as práticas no campo e as condições dos trabalhadores.
No fim das contas, o que fica é a dúvida sobre o que realmente aconteceu na fazenda Talismã e se Leonardo teve ou não conhecimento do que ocorria ali. É um caso complicado, que toca em temas sensíveis como exploração e justiça social. O importante é que a verdade venha à tona e que situações como essa sejam realmente apuradas. Afinal, todos merecem ser tratados com dignidade e respeito.