Como muitos têm o conhecimento, as dores articulares podem aparecer a qualquer momento. No entanto, acompanhado dessas dores podem surgir outras doenças como artrite, por exemplo.
Vale ressaltar que essa nomenclatura é basicamente utilizado para nomear uma inflamação nas articulações, que nada mais é que a junção dos ossos cobertas por cartilagem.
A cartilagem auxilia os ossos a “deslizar” sem muito atrito, todavia, quando se desgasta nas mãos, joelhos e quadris, provoca inflamação na região.
Conforme com estudos da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença é mais frequente em mulheres com idades acima dos 60 anos.
As causas são muitas, porém, as mais comuns estão:
- Degeneração natural das articulações;
- Excesso de peso;
- Esforços físicos repetitivos;
- Traumatismo;
- Predisposição genética;
- Infecção;
- Idade avançada;
- Consumo excessivo de álcool.
Agora se tratando aos sintomas, embora a doença se desenvolva de forma vagarosa, com o passar dos dias, a tendência é piora e apresentar os seguinte sintomas:
- Dor intensa nas articulações;
- Inchaço causado pela inflamação dos tecidos;
- Rigidez nas articulações, principalmente ao acordar;
- Sensibilidade nas articulações;
- Perda de flexibilidade nas articulações;
- Sensação de chiado ou som de clique ao usar a articulação;
- Pedaços extras de ossos que parecem duros e se formam ao redor da articulação afetada.
Tratamento para artrite
O tratamento para artrite varia muito do estágio e proporção da doença.
No entanto, em geral, inclui medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional, que auxiliam o paciente a continuar realizando suas atividades do dia a dia.
É bom destacar que, perda de peso, atividades físicas aeróbicas, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento também são grandes aliados no combate a essa doença.
Agora é bom que seja de ciência do paciente que, esse tratamento deve ser estabelecido e acompanhado por um profissional da saúde.
Outro fator que ajuda de forma bastante eficaz para o tratamento preceituado pelo médico são alguns remédios naturais.
Confira abaixo como preparar um shot anti-inflamatório que combina especiarias como açafrão, gengibre e pimenta-do-reino.
Conforme com um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, essa combinação traz o mesmo efeito que medicamento para artrose.
A experimentação foi testada em cerca de com 70 pacientes que tinham graus 2 e grau 3 de osteoartrite do joelho. Para esse teste, os pacientes foram separados em dois grupos.
Grupo 1: especiarias;
Grupo 2: medicamento (Naproxen).
As pessoas do primeiro grupo (especiarias) ingeriram uma formulação à base de curcumina (açafrão), gingeróis (gengibre) e piperina (pimenta), duas vezes ao dia após as refeições.
Já o segundo grupo de pacientes receberam por 1 mês uma dose de Naproxen 250 mg duas vezes ao dia, manhã e noite.
O resultado final indicou que a combinação de especiarias foi tão eficiente quanto o medicamento na redução da inflamação entre os grupos.
Benefícios do açafrão
O açafrão é repleto de curcumina, seu princípio ativo com ação anti-inflamatória e que auxilia a combater a dor.
Também ajuda na prevenção da inflamação nas articulações e protege contra a destruição dos tecidos.
De acordo com um estudo da Universidade do Arizona, a curcumina impossibilitou a inflamação das articulações em ratos com artrite reumatoide.
A especiaria também é fonte de cálcio, mineral essencial para os ossos, cobre, ferro, magnésio, potássio, sódio, zinco, vitaminas C, E e K.
Além disso, tem ação termogênica, ajudando o corpo a produzir mais calor e, consequentemente, gastar mais energia. A curcumina também ajuda a eliminar as toxinas e inflamações associadas ao aumento de peso.
Desse modo, o açafrão é favorável para a perda e controle do peso, afinal, a obesidade é uma das principais motivações da artrite.
Benefícios do gengibre
O gengibre é rico em gingeróis, chogaol e zingerona, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Não bastasse isso, atua diretamente na área do inchaço, da dor e vermelhidão, sendo muito eficiente no tratamento das dores nas articulações provocadas pela artrite.
Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil) chegou a conclusão que o consumo do gengibre por pacientes com artrite reumatoide e osteoartrite ajuda a diminuir a dor e a inflamação. O gengibre também é termogênico, ou seja, eleva a temperatura do nosso corpo. Sendo assim, ajuda na queima de calorias e energia, cooperando para o emagrecimento e controle de peso.