Herdeiras de Silvio Santos são proibidas de “encostar” em programa

Recentemente, em uma entrevista super descontraída, o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega abriu o jogo sobre um acordo que ele fez com o Silvio Santos, depois de mais de 10 anos de tretas entre os dois. Segundo ele, o Silvio, que infelizmente faleceu em agosto desse ano, deu total liberdade para o Carlos Alberto mandar e desmandar no programa “A Praça é Nossa”, que passa no SBT.

Quem trouxe essa história à tona foi o jornalista Valmir Moratelli, que escreve pra revista Veja. No podcast “Boa Noite Brasil”, Carlos Alberto contou o que rolou na conversa dele com o Silvio Santos: “Eu disse pra ele que não queria passar mais 11 anos brigado e pedi só uma coisa: que ele me desse a palavra de que ninguém iria meter o bedelho no meu programa. Não precisava estar escrito em contrato, só a palavra dele já tava ótimo”, contou o humorista.

E o Silvio, claro, topou de boa. “Ele me deu a palavra dele. Tô no SBT há 37 anos e nunca teve nenhuma interferência, nem do próprio Silvio”, disse Carlos Alberto. Esse compromisso foi super importante, principalmente agora que a filha do Silvio, Daniela Beyruti, tá no comando da emissora e já mexeu na grade de programação, com novos programas tipo o Sabadou com a Virginia e o Circo do Tirú.

O Carlos Alberto também comentou como esse acordo dá uma baita segurança para ele no trabalho. “Eu faço meu programa sem ficar preocupado com audiência. Se dá 15 pontos ou 4, tá tudo certo. Ninguém nunca me cobrou nada. Essa liberdade me deixa mais tranquilo pra errar e corrigir quando precisar”, ele explicou.

SBT ENFRENTA TEMPOS DIFÍCEIS APÓS O FALECIMENTO DO SILVIO

Mas olha, o SBT parece que não tá numa fase muito boa financeiramente falando. Pelo que tão comentando por aí, a emissora teve que tomar umas decisões difíceis para não ficar no prejuízo. Uma dessas decisões foi demitir alguns funcionários.

E parece que o corte de pessoal já começou, viu? Na última sexta-feira, dia 6, quatro funcionários do “Circo do Tirú” foram mandados embora. O SBT disse que vai contratar outras pessoas pra essas vagas, mas não falou nada oficialmente sobre essas demissões. Isso foi o que o portal “Notícias da TV” apurou.

Desde julho, todos os setores da emissora receberam ordens bem rigorosas pra cortar ao máximo os gastos. Coisas como transporte, horas extras, convidados nos programas e até viagens foram reduzidas. A ideia do SBT é economizar cerca de 20 milhões de reais para não fechar o ano no vermelho.

Agora, cá entre nós, essa crise no SBT tá acontecendo bem depois do falecimento do Silvio Santos, né? Ele era a alma da emissora, e a saída dele deixou um baita buraco que, parece, a galera lá tá tentando consertar aos poucos. As mudanças na grade de programação e essas demissões mostram que eles tão fazendo de tudo pra segurar a barra, mas é complicado.

Falando por mim, sempre fui fã de programas tipo “A Praça é Nossa”. Esses programas mais tradicionais são um respiro no meio de tanta coisa nova que, às vezes, nem tem tanta graça. E saber que o Carlos Alberto tem essa liberdade toda pra tocar o barco sem pressão de audiência é algo raro no mundo da TV hoje em dia. Isso só mostra como ele tem história e respeito dentro do SBT.

Mas a verdade é que, por mais que o canal tente se reinventar, o buraco deixado pelo Silvio Santos vai ser difícil de tapar. E, por mais que a Daniela Beyruti esteja tentando dar conta do recado, ainda tem muita coisa pra ajustar.

Enfim, vamos ver como o SBT vai se sair nessa fase complicada. Fico na torcida pra que eles consigam passar por essa maré baixa e que a Praça continue trazendo aquele humor clássico que tanto marcou a TV brasileira.