Fibrose cística: Sintomas da doença que tirou a vida da cantora Rita de Cássia

A querida cantora famosa de forró, Rita de Cássia, veio a falecer nesta terça feira. A notícia de sua morte pegou todos os fãs de surpresa, que ficaram em choque com a triste notícia.

A cantora é uma das maiores no meio do forró, com composições de grande sucesso, como ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’ e ‘Saga de um Vaqueiro’.

Foi revelado que a doença que levou à morte da cantora foi a fibrose cística, uma doença muito grave e perigosa. Abaixo confira oque causa a doença e seus sintomas.

O que é a fibrose cística?

A fibrose cística é uma grave condição que afeta principalmente os pulmões, alem do trato digestivo e outros órgãos vitais. Ela acontece por conta de mutação de um gene específico.

Os sintomas da fibrose cística podem incluir:

Tosse crônica com secreção de muco espesso
Infecções respiratórias recorrentes, como pneumonia e bronquite;
Dificuldade para respirar e falta de ar;
Problemas digestivos, como diarreia, obstipação e dor abdominal;
Perda de peso e falta de apetite;
Pele e olhos amarelados (ictérico) devido a uma condição chamada colestase;
Problemas de fertilidade em homens;

Como é feito o tratamento da fibrose cística?

O tratamento se faz para controlar os sintomas da doença, e dar maior qualidade de vida ao paciente, o tratamento inclui o seguinte:

Medicamentos: os medicamentos são usados para tratar infecções respiratórias, ajudar a remover o muco dos pulmões, melhorar a digestão e controlar outros sintomas.

Terapia respiratória: a terapia respiratória pode incluir exercícios de respiração e uso de dispositivos, como nebulizadores e inaladores, para ajudar a remover o muco dos pulmões.

Terapia nutricional: as pessoas com fibrose cística podem ter dificuldade para absorver nutrientes adequadamente, então a terapia nutricional pode ser necessária para garantir que elas recebam a nutrição adequada. Isso pode incluir suplementos alimentares e, em alguns casos, alimentação por sonda ou por cateter.

Cirurgia: em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir problemas como obstrução nasal ou para remover cálculos biliares.
Transplante de pulmão: em casos graves de insuficiência respiratória, um transplante de pulmão pode ser necessário.

Para tratar a doença, se precisa de uma equipe inteira, essa que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dietistas. Devido cada caso da doença o tratamento muda.

A fibrose cística é uma doença que se herda sendo genética, ela causa grave condições, e requer muita atenção, condições como, insuficiência respiratória, falência de múltiplos órgãos e morte prematura. O quanto antes a doença diagnosticada e efetuar o tratamento a pessoa pode ter vida prolongada.

Fonte: MinutoInfo