Na medida em que vamos ficando mais velhos, podemos observar com mais clareza as frequentes dores musculares e nas articulações. Desse modo, o consumo de analgésico se torna mais frequente com o passar dos anos, todavia existem alternativas naturais que são muito útil e muitas vezes são consideradas apenas ‘mato’.
Essa planta que na maioria das vezes se passa por uma praga é a alface-selvagem. Ela é uma espécie silvestre antecessora das alfaces mais habituais que estamos acostumados a consumir.
A alface-selvagem possui propriedades que ajudam a aliviar a dor pois consegue inibir os impulsos que causam a sensação de dor, atuando diretamente na espinha dorsal.
Essa espécie de alface possui um látex branco lácteo que é muito parecido com o ópio, não é a toa que a alface-selvagem é considerada como a ‘morfina natural’.
De acordo com uma pesquisa realizada e publicada em 2006 na revista científica Jounal of Ethnopharmacology mostrou que o resultado sedativo alcançada desta planta provêm das substâncias lactucina e lactucopiricina.
No modo em geral, as pessoas que fazem a medicação desta planta a utilizam como loção para passar sobre a pele. Além de ser um grande aliado contra as dores, as pessoas também utilizam a alface-selvagem para tratar os sintomas de ansiedade e portanto funciona como um calmante natural.
No entanto, é de suma importância ter atenção com a planta uma vez que o látex da alface pode provocar sérias irritações na pele, especialmente para aquelas pessoas que são alérgicas. Por isso é preciso atenção com a substância.
2 remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações
Remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações, como chá de gengibre ou chá de açafrão, são anti-inflamatórios e analgésicos e podem ajudar a aliviar a dor, o inchaço ou a vermelhidão nas articulações das mãos, dedos, pés ou joelhos. Por exemplo, isso pode ser causado por artrite reumatóide, tendinite, osteoartrite ou bursite. Verifique se há outras causas de dor e inflamação nas articulações.
1. Chá de gengibre
O gengibre, cientificamente batizado de Zinger officinalis, possui substâncias com ação anti-inflamatória e antioxidante, como o gingerol, chogaol e zingerona, sendo muito eficaz para diminuir os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão nas articulações.
2. Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma, também conhecido com chá de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória muito forte, que atua reduzindo os sintomas da inflamação nas articulações provocadas por, artrite, tendinite ou bursite, por exemplo.