Um dos maiores humorista do Brasil, o ator Renato Aragão, recebeu alta médica nesta última sexta-feira (9) após ser internado por sofrer um AIT (acidente isquêmico transitório). As informações sobre seu estado de saúde foram divulgadas pela esposa, Lilian Aragão.
Vale lembrar que o famoso deixou os seus seguidores preocupados após ter dado entrada em um hospital e ficar internado por cerca de dois dias. Na ocasião, ele se queixava de zonzeira. Ao divulgar a internação do Didi, como Renato ficou conhecido no país inteiro, Lilian afirmou ter o levou para o hospital após ele reclamar que estava um pouco zonzo, pensando que se tratava de uma crise de labirintite. No entanto, após alguns exames o diagnóstico de Renato foi de um AIT.
O AIT causa algumas alteração da função cerebral, porém costuma ser reversível e dura em média de uma hora. Essa condição médica é causada devido um bloqueio temporário no fornecimento de sangue, e consequentemente diminui o fluxo de oxigênio no cérebro.
Didi sofreu um AIT aos 87 anos de idade e foi internado no Hospital Samaritano Barra, localizado no Rio de Janeiro.
Ao comentar sobre o caso do humorista, o neurologista Dr Thiago Aguiar, do Hospital Badim, explicou que mesmo sendo essa condição ser considerada passageira, o paciente precisa ser encaminhado até uma unidade hospitalar para realizar exames e verificar qual seria a origem do problema, para que assim, se for necessário, inicial um tratamento.
O acidente isquêmico transitório (AIT), condição apresentada pelo humorista Didi, possuí praticamente os mesmos sintomas do acidente vascular cerebral (AVC), porém no caso do AVC o risco das sequelas serem permanentes são maiores. Entre os sintomas, estão perda de força no braço, a perda da mobilidade, tonturas, além de dificuldades na fala e compreensão e a dormência em um lado do corpo.