Na maior tragédia climática da história do rio grande do sul, que vai deixar marcas de devastação que vão levar tempos para serem curados. o rastro de morte e devastação do estado tem feito todo o país se mobilizar em busca de ajuda.
Desde que a tragédia começou, todo o Brasil tem se mobilizado para enviar ajuda para o sul, essas doações estão sendo enviadas por meio de ONGs e até de programas do governo. por não confiar no governo, a maioria das pessoas prefere enviar por meio das ONGs e entidades de apoio, o que até o momento tem funcionado já que as verbas federais precisam de uma série de burocracias para chegar nas pessoas.
No entanto, um vídeo de desabafo do governador do estado Eduardo Leite, do partido PSDB, chocou a população e revoltou o Brasil.
Em sua conta no X, antigo twitter, ele disse que as doações eram excessivas e estariam atrapalhando o comércio local.
Isso pegou bastante mal, ele virou alvo de críticas em todo o país, vários políticos, internautas e figuras públicas se posicionaram contra as falas do governador.
Agora enquanto as pessoas estão mobilizadas para ajudar, ele está indo na contramão pedindo para não ajudar.
Ao dizer que reerguer o comércio se impossibilita por causa das doações que estão vindo de todo o Brasil, ele pode gerar um clima onde as doações parem de surgir. além disso, ele esquece do fato principal, não existe mais comércio local, as lojas pequenas foram devastadas e destruídas, comerciantes perderam todo tipo de produto e não vão conseguir recuperar tão facilmente.
Um dia depois das suas falas problemáticas, o governador postou um outro vídeo dizendo que houve um mal-entendido e que ele está sendo mal interpretado.
Eduardo leite disse no seu novo depoimento que está bastante grato pelo apoio que o estado está recebendo e o que o Brasil está sendo bastante solidário com o povo gaúcho. ele continuou dizendo que em nenhum momento teve a intenção de inibir e menosprezar as incontáveis doações que o povo brasileiro e também de outros países têm enviado para o rio grande do sul para colaborar com esta reconstrução do estado que será gigantesca.
entre tantas preocupações que a tragédia tem gerado, está o problema com os pequenos comerciantes, as últimas semanas tem sido bastante pesadas e brutais. o sentimento de desespero tem tomado conta, e por isso ninguém está livre de errar, ele finaliza o vídeo pedindo desculpas pela confusão que suas palavras causaram e o mal-entendido que gerou para algumas pessoas.
Ele disse que está organizando e orientando equipes para que ajudem a estruturar canais e ferramentas de doações para que parte dessas doações sejam levadas para os comerciantes locais. e ele tem medo que o grande volume de doação afete os comerciantes, já que a maioria das doações são físicas e não monetárias. Os comerciantes estariam sendo afetados.
O governador foi marcado e mencionado em mais de 60 mil posts, sobre o tema. Além de estar sendo responsabilizado pela população pelas mortes geradas com a enchente, ele está sendo visto como mal-agradecido.
Atualmente o governo federal indicou um ministro para ser o responsável pela reconstrução do estado do rio grande do sul, o que gerou um certo desconforto e deixa claro que o governo federal não confia no governo do estado.