A influenciadora Carolina Arruda, 27 anos foi diagnosticada há onze anos com neuralgia do trigêmeo (conhecida também por nevralgia),e é considerada a pior dor mundo. Após ter feito tratamento, duas cirurgias, tomado vários remédios para tirar a dor, e esses não estão mais fazendo efeito, a dor é muita intensa e ela resolveu fazer eutanásia, como aqui no Brasil não é permitido, ela tem que ir para Suíça, e com isso abriu uma vakinha online, que está causando muita comoção na internet. Ela se consultou com 27 neurologistas, na ultima cirurgia ficou com um lado do rosto paralisado, a neuralgia do trigêmeo não tem cura.
Muitas pessoas tem essa enfermidade e com medicações, remédios para ansiedade consegue manter uma vida normal, varia de caso para caso, já Carolina não está conseguindo conviver com a dor, está cada vez mais forte, não tem um intervalo sem dor, ela é constante.
A influenciadora, aos 16 anos sentiu as primeiras dores e com o passar do tempo as dores foram aumentando, ficando mais intensas, insuportável, até desmaia de tanta dor. Ela relata que não consegue ficar em pé por muito tempo, não consegue tomar banho sozinha, parou de estudar, trabalhar, enfim, está incapacitada de realizar tarefas, até as mais simples.
Carolina mora em Bambuí (MG) e não tem condições de custear viagem, despesas e nem a eutanásia. Os familiares não concordam com essa decisão, mas entende que ela não está aguentando mais de dor e aceitou.
O que é Neuralgia do trigêmeo:
O trigêmeo é um dos maiores nervo do corpo humano e é responsável pela sensibilidade (dor, coceira, sensação térmica) da face. Esse nervo transmite as sensações para o nosso cérebro.
A neuralgia do trigêmeo é um mal funcionamento do nervo que provoca uma dor lancinante, que provoca muita aflição a pessoa acometida da doença. É conhecida como a pior dor do mundo e geralmente ocorre de um lado do rosto.
Normalmente a neuralgia acontece em pessoas com mais e 50 anos, porém pode ocorrer em pessoas mais novas e acomete mais mulheres do que homem.
A dor do trigêmeo se dá geralmente na mandíbula ou no maxilar do rosto.
Sintoma da Neuralgia do trigêmeo:
Dor no rosto, que parece com um choque, e acontece subitamente de um lado do rosto. É mais comum a neuralgia aparecer no lado direito, mas também pode doer no lado esquerdo. Pode durar segundos, como também a dor pode vir várias vezes ao dia.
Geralmente existem ações que podem iniciar a dor, as mais comuns são essas:
Vento no rosto, tomar líquido gelado ou quente, escovar os dentes, fazer a barba.
Tratamento para quem sofre da neuralgia do trigêmeo:
Após uma consulta com neurologista por conta da dor, o tratamento é medicamentoso, que muitas vezes melhora o sintoma. Muitas vezes é receitado remédios para controlar ansiedade, já que essa doença mexe com o emocional do doente. Colocar toalha com água quente atrás do pescoço diminui a inflamação do nervo e ameniza a dor por um tempo.
Quando a medicação não resolve, a solução é a cirurgia, a descompressão cirúrgica direta do Nervo Trigêmeo é a mais eficaz em comparação com outros procedimentos.
Outro tipo de cirurgia é utilizado a técnica de microcompressão por balão, é um procedimento sofisticado, é colocado um cateter com um balão acoplado, estrategicamente posicionado em um dos ramos do Nervo Trigêmeo. O balão inflado, exerce compressão seletiva, lesionando as fibras nervosas responsáveis pela transmissão da dor.
Outros procedimentos podem aliviar a dor:
Radiocirurgia estática: é aplicado doses concentradas de radiação na área que foi afetada.
Botox: Pode ser feito também aplicação de injeção de toxina botulínica nos segmentos faciais inervados pelo Nervo Trigêmeo, reduzindo a frequência das crises de dor.