O nariz entupido em bebês costuma ser muito frequente e causa grande desconforto às crianças e aos pais. Essa situação pode causar muitas interferências durante o sono, respiração e alimentação, principalmente durante a amamentação, o que pode ser muito preocupante.
Embora a situação não seja perigosa, na maioria das vezes, requer cuidados especiais dos pais. É muito importante limpar o nariz do seu bebê várias vezes ao dia para remover quaisquer secreções. Além disso, manter o nariz limpo pode ajudar as crianças a dormir melhor e comer melhor.
Quando há dúvidas sobre a saúde do bebê, e o bebê costuma apresentar congestão nasal ou perda de apetite, tosse forte, chiado no peito, febre acima de 38º C, espirros contínuos ou fadiga excessiva.
Além disso, se seu bebê mostrar sinais de dispneia, como falta de ar, palidez, sudorese ou azul, vá ao hospital imediatamente.
1. Aplicar gotas de soro fisiológico nas narinas
O soro fisiológico ajuda a fluidificar as secreções e facilitando a eliminação natural dos bebês. Coloque uma gota de soro fisiológico em cada narina 2-3 vezes ao dia.
Outra boa opção é usar uma solução nasal vendida em farmácias. O produto é próprio para eliminar secreções nasais.
2. Dar um bom banho morno ou quente
A inalação do vapor de um banho morno ou quente também ajuda a fluidificar e eliminar as secreções nasais. Tente fechar a porta do banheiro para coletar o máximo de vapor possível.
Lembre-se de secar bem o bebê depois do banho, vista-o e evite que ele fique em locais com corrente de ar.
3. Umidificar o ambiente do cômodo
Coloque uma tigela de água quente no mesmo cômodo que seu bebê para umedecer o ambiente, permitindo que o bebê respire mais moléculas de água e para aumentar a fluidificação das secreções.
Certifique-se de que a tigela está fora do alcance da criança para evitar acidentes.
4. Elevar a cabeceira do berço com um travesseiro
Elevar a cabeça do berço permite que as secreções não se acumulem na garganta, para que o bebê possa dormir mais pacificamente. Colocar um travesseiro ou travesseiro sob o colchão do berço é uma opção prática para ajudar nessa situação.
5. Aspirar as secreções com uma seringa de bulbo
Compre uma seringa de bulbo em uma farmácia para limpar as secreções das narinas do seu bebê. A seringa de bulbo é semelhante a uma pequena bomba de ar.
Para usar, aperte o corpo principal (balão) da bomba e introduza-a no ponto inicial das narinas do bebê. Em seguida, levante lentamente o balão e sugue suavemente as secreções. Depois do uso, lave a seringa com água quente e sabão para evitar fungos e bactérias.
É muito importante não apertar o balão quando ele estiver na narina, para que as secreções não sejam empurradas para baixo, dificultando sua retirada.