O diagnóstico de câncer de mama é sem dúvida uma das piores aflição que uma mulher pode sentir. No entanto, uma situação como essa, se diagnosticada precocemente, tem grande chance de recuperação. Mas, infelizmente, isso não acontece em muitos casos.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção que existem nos dias de hoje, lamentavelmente, ainda há bastantes mulheres que não prestam devido atenção ao próprio corpo e aos sinais que ele dá. E acabam dificultando e atrasando o diagnóstico do tratamento.
Sem dúvida um dos principais aliados para vencer essa batalha é ter o real conhecimento do seu corpo e saber fazer autoexames constantemente, isso de fato é um grande passo para identificar as anormalidades que estão ocorrendo. Para as mulheres que ainda vivem no período menstrual, é de extrema importância a realização deu uma autoavaliação sempre após a menstruação.
Isso porque o período menstrual acaba deixando as mamas bastante inchadas, e logo após o término do período menstrual é possível realizar o autoexame com mais atenção e reparar se há alguma massa, caroço ou até mesmo inchaço que possa aparecer através de alguma inflamação. As mulheres na menopausa também podem realizar este autoexame a qualquer época do mês.
Além do autoexame, também há outro indícios que são menos conhecidos pelas mulheres, no entanto, podem sinalizar que algo esteja em anormalidade. Os notáveis sintomas e indicativos que podem demostrar o progresso da doença são os seguintes: edema mamário total, nódulo único endurecido, irritação mamária parcial, dor mamária ou mamária, inversão mamilar, eritema cutâneo, edema cutâneo e invaginação cutânea.
Esses são os fundamentais sintomas que surgem, por esse motivo é importante estar sempre ligado a esses sinais. Mesmo que você tenha examinado suas mamas recentemente, se encontrar quaisquer outros sinais, marque uma visita com seu médico de confiança o mais rápido possível.