O vereador Carlos Bolsonaro fez uso de seu Telegram – rede pela qual se comunica com os seus apoiadores – para compartilhar uma fotografia bastante forte da perna do pai, que está com erisipela.
“A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, escreveu o o filho do chefe do poder executivo.
A imagem mostra exatamente a parte da panturrilha de Jair Bolsonaro bem avermelhada e com um grande hematoma cicatrizando. Erisipela é uma infecção cutânea causada por uma bactéria que se espalha pelos vasos linfáticos.

A erisipela se descreve basicamente como uma mancha vermelha, brilhante, saliente e dolorosa, conforme com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. A doença atinge a camada mais externa da pele e os gânglios linfáticos próximos.
“As extremidades apresentam bordas distintas e não se misturam com a pele normal ao redor. A mancha é quente e firme quando tocada. Ocorre com mais frequência nas pernas e no rosto. Em algumas formas de erisipela, formam-se bolhas na pele. As pessoas geralmente apresentam febre alta, calafrios e uma sensação geral de indisposição (mal-estar)”, descreve o guia médico.
Vale ressaltar que essa doença é na maioria das vezes provocada pela bactéria Streptococcus do grupo A, conforme com o Guia ABX, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. O MedlinePlus, plataforma da Biblioteca Nacional de Saúde dos EUA, revela que a bactéria pode entrar por cortes ou feridas na pele.
Caso não tratada de forma adequada, a bactéria pode se alastrar para os vasos linfáticos e atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso. Em casos mais extremo, existe a opção de vancomicina ou linezolida por via endovenosa. Vale o paciente ficar atento, aos detalhes. Ficar esperto quando em caso de feridas ou machucados a demora para cicatrizar.