Gusttavo Lima abordou a controvérsia em torno de seu filho mais velho, Gabriel, de 7 anos. Recentemente, o garoto, fruto de seu casamento com a atriz Andressa Suita, foi visto dirigindo um carro na propriedade do casal, com seu irmão mais novo, Samuel, de 4 anos, ao seu lado.
Durante um show, Gusttavo Lima abordou a questão enquanto interagia com os fãs presentes. O vídeo desse momento começou a circular nas redes sociais na última segunda-feira, 15.
No trecho viralizado, o cantor se defende e explica seu desejo de criar os filhos de uma forma mais tradicional, conhecida como ‘raiz’. Segundo ele, muitas crianças hoje passam muito tempo usando celulares ou tablets.
“Você não pode colocar nem o menino dirigindo que já enchem o saco. Mas é assim, o povo quer que deixe na frente do tablet, no telefone, na frente da tela do TikTok dançando… Aqui é rústico, raiz, aqueles meninos das antigas”, declarou o famoso.
E completou: “Muito melhor estar dirigindo do que fazendo outras coisas que não prestam”. Vale lembrar que, no início deste mês, a Polícia Civil concluiu a investigação sobre o vídeo polêmico em que o filho mais velho do artista aparece dirigindo.
Após análise das imagens, as autoridades concluíram que não houve violação do Código de Trânsito Brasileiro. Em nota, a Polícia explicou que, por se tratar de uma propriedade privada, não houve violação das leis.
“Após análise das imagens e circunstâncias do local em que mostram duas crianças supostamente dirigindo um veículo em uma propriedade privada não aberta à circulação concluiu-se que não houve violação ao Código de Trânsito Brasileiro”, disseram. A equipe ainda acrescentou que não houve violação do Código Penal, justamente por se tratar de uma propriedade da família.
Em seu show, Gusttavo Lima falou sobre a recente polêmica dos seus filhos dirigindo e expressou seu desejo de criar os pequenos de maneira mais 'raiz', incentivando menos tempo com tablets e mais interações reais. 💬 pic.twitter.com/yjfYvFYsKu
— SERTANEJO NA NET (@sertanejonanet) July 15, 2024
Saiba mais:
Andressa Suita, esposa do cantor Gusttavo Lima, compartilhou em seu Instagram um vídeo onde um de seus filhos aparece dirigindo um carro. No vídeo, Gabriel, de 7 anos, está ao volante enquanto seu irmão Samuel está no banco do passageiro.
Samuel chega a ficar em pé no assento e colocar a cabeça para fora do teto solar, mas não é possível verificar se Gabriel está no colo de um adulto ou não. O G1 tentou contato com a assessoria da modelo para um posicionamento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
O local exato onde o vídeo foi gravado não foi revelado. Especialistas em trânsito consultados pelo G1 explicaram que, em uma propriedade privada, essa situação não configura infração. No entanto, se ocorresse em via pública, poderia violar pelo menos três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Infrações de trânsito
O agente de trânsito Horácio Ferreira explicou que o Código de Trânsito Brasileiro não se aplica ao caso.
“Sob o aspecto de Código de Trânsito Brasileiro, só se poderia aplicar se estivesse em via pública. Por ser dentro da propriedade dela [de Andressa], não se aplica”, declarou Horácio.
Outro especialista em trânsito consultado explicou que, caso a situação fosse flagrada em uma via pública, o responsável pelo veículo e pelas crianças poderia ser enquadrado na lei que determina o uso obrigatório de cadeirinhas para crianças com até 10 anos de idade, uma infração gravíssima. A multa nesse caso seria de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de motorista, sendo considerada uma infração gravíssima.