Vídeo: Casas caem em rio durante enxurrada em Pernambuco

Pelo menos duas casas desabaram e caíram dentro de um rio no município de Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco. As fortes chuvas que castiga o estado resultaram em inundações e deslizamento de barreiras.

As residências que desabaram eram aquelas que ficavam às margens do Rio Capibaribe. Por sorte, ninguém ficou ferido nessa ocorrência. Veja o vídeo na íntegra:

Moradores usam barcos para resgatar pessoas ilhadas em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Chuvas em Pernambuco: Ao menos 35 pessoas morreram, afirma Defesa Civil

Até o momento 35 pessoas já foram confirmadas entre as vítimas fatais em Pernambuco por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A informação é da Defesa Civil do estado. Dos falecidos, cinco foram registrados ao longo da semana e pelo menos 30 em deslizamentos e inundações no dia de hoje.

Os óbitos que foram confirmados neste sábado (28) aconteceram em três municípios distintos: Recife, que teve 22 óbitos em deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo; no Sítio dos Pintos e em Jardim Monte Verde (onde 20 pessoas morreram); Camaragibe, com seis mortes registradas, e Jaboatão dos Guararapes, com duas mortes. .

Segundo a Defesa Civil do Recife, as chuvas chegaram a 236,01 milímetros em alguns pontos do Recife, o correspondente a mais de 70% da previsão para todo o mês de maio, que é de 328,90 milímetros.

A Secretaria de Educação do Recife informou que abriu 14 escolas e creches na rede municipal de ensino para abrigar famílias deslocadas pelas chuvas. Em comunicado, o Corpo de Bombeiros informou que foram registrados vários pontos de deslizamentos e deslizamentos de terra em quatro áreas da região metropolitana:

Sítio dos Pintos, Zona Oeste do Recife; Córrego do Jenipapo, na Zona Norte; Sucupira, em Jaboatão; São Lourenço da Mata.

Vinte municípios pernambucanos já registraram um acúmulo de mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Os municípios mais atingidos englobam a região metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

De acordo com o governo do estado de Pernambuco, pelo menos 516 pessoas se encontram desabrigadas e 249 pessoas estão sem ter aonde ficar em Pernambuco por causa das chuvas.