Triatletas são hospitalizados após nadarem no rio Sena; Bélgica abandona prova

Pelo jeito a situação encontra-se complicada mesmo nessa Olimpíada de Paris. Depois que a Bélgica jogou a toalha e desistiu de participar do triatlo de revezamento misto, agora foi a vez do suíço Adrien Brifford também ficar de fora. O atleta pegou uma baita infecção gastrointestinal e, por essa razão, vai ter que assistir a competição do sofá de casa, ou melhor, do hospital.

A prova do triatlo de revezamento misto ocorreu nesta segunda-feira (5), com o polêmico nado no rio Sena como uma das etapas, e teve o Time Brail terminando a prova em oitavo lugar. Por outro lado, a Alemanha conquistou o ouro, com tempo total de 1h25m39s, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata e a Grã-Bretanha, com o bronze.

A Bélgica já confirmou que a triatleta Claire Michel, uma das suas, foi infectada pela temida bactéria E.coli depois de nadar no Sena. A atleta já se encontra internada faz quatro dias. Dizem que essa bactéria gosta de morar em águas poluídas, e os sintomas que ela causa não são nada agradáveis: cólicas de arrebentar e diarreia com sangue. Já pensou o perrengue?

Suíça não confirma infecção por E.coli

Agora, falando da Suíça, o diretor médico deles, o tal do Hanspeter Betschart, veio dizer que ainda não tem certeza se a infecção do Brifford tá ligada à qualidade da água do Sena. Só que, vamos combinar, nadar num rio que estava cheio de esgoto e sujeira depois de umas chuvaradas não parece a melhor das ideias, né?

Brifford deu as braçadas no Sena na última segunda-feira (29), quando estava rolando a prova do triatlo masculino. Só que, infelizmente, ele não conseguiu uma colocação lá muito boa, terminando em 49º lugar. Se bem que, do jeito que as coisas estão, talvez ele até tenha se livrado de um problema maior.

Mas, e a polêmica toda? O fato é que as competições de triatlo continuaram rolando em Paris mesmo com toda a preocupação sobre a qualidade da água do rio Sena. E olha que, de tão preocupante, a prova masculina chegou até a ser adiada porque os especialistas não liberaram. Não sei você, mas eu, hein, já ficava com um pé atrás.

A coisa só piorou depois que umas chuvas pesadas atingiram Paris bem no começo da Olimpíada, detonando ainda mais a qualidade da água do Sena. Por conta disso, algumas sessões de treino foram canceladas na véspera da competição, porque os testes indicaram que a água estava longe de ser segura pra galera. Imagine o pessoal se preparando o ano todo pra nadar na “piscina” natural e, na hora H, os caras são barrados.

Mesmo assim, a prova do triatlo de revezamento misto seguiu firme e forte nesta segunda-feira. Corajosos ou, quem sabe, imprudentes? Vai saber. O que é certo é que essa edição dos Jogos Olímpicos vai ficar marcada não só pelos atletas, mas também por essas controvérsias envolvendo o Sena. Agora, só nos resta esperar e ver o que mais vai acontecer por lá. E, claro, torcer pra que a galera se recupere e volte com força total.