Essa semana, rolou uma pesquisa que chamou bastante atenção no governo do presidente Lula. Os institutos Paraná Pesquisas e PoderData divulgaram os resultados de uma pesquisa sobre a popularidade do Lula e, pelo que os dados mostram, o povo não tá nada feliz com a forma que ele tá tocando o Brasil.
O mais curioso disso tudo é que a popularidade do Lula tá caindo até no Nordeste, que sempre foi uma das regiões onde ele teve um apoio maior. Sempre teve um carinho muito grande lá, né? Mas agora, segundo os institutos, a popularidade dele tá com uma rejeição de 40%, o que é um número bem preocupante. Isso é um baita desafio, tanto pra ele quanto pro time dele, porque mostra que a coisa não tá fácil.
E aí, tem também a Futura Inteligência, outro instituto de pesquisa importante, que soltou uns dados dizendo que a aprovação e a rejeição do Lula estão mais ou menos empatadas. Ou seja, não tem mais aquele apoio gigantesco que ele tinha. Isso é bem interessante, porque esses números são importantes pro presidente começar a pensar no futuro, né? Ele vai precisar decidir se vale a pena já começar a se preparar pra uma reeleição em 2026 ou se o jogo vai ser outro.
Tem até gente dizendo que talvez ele precise repensar suas estratégias, porque com esse tipo de rejeição, fica complicado fazer qualquer coisa. Ainda mais pensando no Nordeste, que sempre foi seu reduto, né? Por lá, a popularidade dele sempre foi muito forte, e ver esse número cair é um sinal claro de que ele vai ter que rever muita coisa.
Eu, particularmente, acho que o governo Lula tem tentado fazer umas mudanças, mas parece que não tem agradado tanto a população. Tem algumas promessas que não se concretizaram e a galera acaba ficando insatisfeita. Isso é normal, o povo cobra, e quando as coisas não acontecem como prometido, a tendência é que a rejeição cresça. E isso não é só em relação ao Lula, é pra qualquer governo.
É engraçado como as coisas mudam de uma eleição pra outra. Na época da eleição, o apoio parecia ser firme, né? O povo tava todo empolgado, achando que ele ia fazer milagre. Mas agora, a história é bem diferente. Não sei, mas talvez o fato de ele ter que lidar com tanta pressão política e econômica tenha feito a popularidade dele cair um pouco. E tem também a questão da pandemia e da crise econômica, né? Quando o governo não entrega o que promete, o pessoal começa a ficar de olho e a cobrar mais.
Agora, o mais complicado mesmo é o fato de que essa rejeição pode ser uma pedra no caminho do presidente, que já tá com 78 anos. Será que ele vai ter gás pra correr atrás de uma reeleição em 2026? Talvez ele precise dar um passo atrás e analisar como a situação política e econômica vai estar nesse futuro tão distante. Afinal, a corrida pela presidência não é moleza, e tudo pode mudar daqui até lá.
Mas sei lá, também acho que muita coisa pode acontecer até 2026. O cenário político pode virar de cabeça pra baixo e, de repente, o Lula pode se reinventar, como já fez em outros momentos da carreira dele. Mas, com certeza, essa pesquisa é um indicativo importante de que ele vai ter que se mexer muito pra reverter essa rejeição que tá crescendo.
Em resumo, os números mostram que a coisa tá bem difícil. E não vai ser fácil recuperar a imagem do presidente, principalmente nas regiões onde ele sempre teve apoio forte. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses, porque muita água ainda vai rolar.