O solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris terminou com o registro marcante das norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles reverenciado Rebeca Andrade, campeã da modalidade. Todavia, uma polêmica que vem tomando conta dos últimos dias pode mudar o resultado da competição.
De acordo com a Euronews da Romênia, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) está revisando a apresentação de Sabrina Voinea após um pedido da ex-ginasta Nadia Comaneci. Isso pode mudar tudo! A Nadia, lenda da ginástica, enviou vários pedidos ao presidente da FIG, Morinari Watanabe, e ele respondeu que vão revisar o exercício de Voinea pra ver se teve mesmo alguma irregularidade.
Voinea terminou em quinto lugar com uma nota de 13.700, e teve descontos porque disseram que ela pisou fora do tablado. Nadia postou nas redes sociais um vídeo do momento e questionou: “Eu não vejo o calcanhar tocando fora. E vocês?”. Ela também falou sobre a situação ao jornal europeu, dizendo que tá descontente com a nota e contou que conversou com os juízes sobre isso.
I don’t see the heel touching down.. do you? #sabrinavoinea pic.twitter.com/KZzmj5kcoD
— Nadia Comaneci (@nadiacomaneci10) August 6, 2024
Ela disse: “O maior dilema pra mim é a Sabrina Voinea, porque ninguém sabia o que tava rolando com a dedução de um décimo. É uma dedução neutra, menos um décimo, que normalmente é dada quando você pisa fora do tapete. Perguntei ao árbitro principal e ela disse que a Sabrina pisou fora. Não vi nenhuma foto mostrando isso. Precisamos esclarecer pra Sabrina, porque essa garota trabalhou muito. Enviei os vídeos ao presidente da FIG, Morinari Watanabe, porque é importante que a menina saiba o que fez de errado e o que não fez de errado”, disse Nadia, que tem cinco ouros olímpicos.
E se essa decisão mudar as medalhistas? Bom, se o pedido for aceito, Voinea pode subir pra 13.800 pontos, o que mudaria o pódio. A Jordan Chiles, que ficou com o bronze, tem 13.766 e poderia perder a terceira colocação. Rebeca Andrade, com 14.166, e Simone Biles, com 14.133, não seriam afetadas e manteriam suas medalhas.
Outra polêmica envolvendo romenas é sobre a Ana Barbosu. Ela chegou a comemorar a medalha de bronze, mas depois que a Chiles, última a se apresentar, recebeu 13.666, os americanos contestaram e conseguiram aumentar pra 13.766, tirando a Barbosu do pódio.
O presidente do Comitê Olímpico da Romênia, Mihai Covaliu, falou sobre isso também. Ele disse que essas decisões afetam a imagem da ginástica internacional e, principalmente, a saúde mental das atletas. “A forma de avaliação dos pontos e a recusa em apresentar as razões e provas do indeferimento do recurso traz graves danos tanto à imagem da ginástica internacional quanto à saúde mental da atleta”, disse ele.
Bom, fica claro que essas decisões não só mexem com os resultados das competições, mas também com o emocional das ginastas. É uma situação complicada e que precisa ser bem revisada pra garantir que todos estejam competindo de forma justa. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias e se vai ter alguma mudança nos resultados. Fiquem ligados!