“É com pesar que informamos que o Papa Emérito faleceu hoje às 9h34 (horário local) na Abadia Mater Ecclesiae”, disse o Vaticano em um comunicado.
A saúde de Joseph Ratzinger vinha piorando nos últimos anos. O Vaticano havia comunicado nesta sexta-feira (30) que o seu estado de saúde era grave, mas estável, e exigia cuidados médicos contínuos. O teólogo alemão vive em um convento no Vaticano desde sua renúncia em 10 de fevereiro de 2013.
Joseph Ratzinger foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos,
Bento XVI agiu de forma diferente de outros papas que renunciaram no passado: ele deixou o cargo voluntariamente, alegando que não era capaz de governar.
O Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar sua renúncia em latim durante uma reunião regular com cardeais em Roma. Muitos papas modernos chegaram a considerar renunciar por motivos de saúde, incluindo Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles se concretizou nessa decisão.
Embora o gesto mais notável de seu papado tenha sido sua renúncia, quase oito anos dirigidos pela Igreja Católica também viram fortes textos teológicos, linhas conservadoras sobre questões morais, disputas políticas e escândalos de vazamento de documentos do Vaticano. Os chamados Vatileaks.
Em uma carta respondendo ao relatório, Bento XVI se demonstrou angustiado por todos os erros de responsabilidade na Igreja Católica que ocorreram em vários lugares durante o seu mandato.
“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.
Velório do Papa Bento XVI
Segundo a constituição apostólica do ano de 1996 escrita por João Paulo II, o enterro de um Papa deve ocorrer entre quatro e seis dias após sua morte, dependendo das decisões dos cardeais
“Mais informações sobre a cerimônia de despedida do Papa Bento XVI serão fornecidas o mais breve possível”, dizia o comunicado de imprensa do Vaticano através do Twitter.