O que é bronquiolite? Entenda o diagnóstico que atingiu o filho de Virginia Fonseca

No último sábado, 1º, o filho caçula da Virginia Fonseca e Zé Felipe, o pequeno José Leonardo, de apenas 5 meses, foi internado com bronquiolite. O bebê, que está recebendo cuidados médicos no hospital, permanece em observação, e a mãe está acompanhando de perto todo o processo de recuperação. Se você não sabe muito sobre a bronquiolite, vou te contar um pouco sobre essa doença e como ela afeta os pequenos, principalmente nessa fase da vida.

A bronquiolite é uma infecção no sistema respiratório, mais especificamente nas vias respiratórias inferiores. Ela é causada por vários tipos de vírus, mas o mais comum é o VSR, o famoso Vírus Sincicial Respiratório. Esse vírus é mais frequente entre os meses de março e julho aqui no Brasil, embora possa aparecer em outras épocas também. Ela é uma das doenças que mais preocupa os pais de bebês, principalmente os mais novinhos, como o José Leonardo, que ainda está se adaptando ao mundo fora da barriga da mãe.

E os sintomas, como saber se o bebê tem bronquiolite? Geralmente, começa com os mesmos sinais de um resfriado simples: coriza, tosse seca, falta de apetite e um desconforto na respiração. No entanto, o negócio pode piorar bem rápido, por isso é preciso ficar de olho, especialmente se a criança for muito novinha, prematura, ou tiver algum problema respiratório ou cardíaco já diagnosticado. Esses bebês correm mais risco de complicações.

Falar de tratamento não é algo simples, porque vai depender muito do caso de cada criança. De acordo com o Dr. Miguel Liberato, que conversou recentemente com a CARAS Brasil, o tratamento para bronquiolite geralmente foca em aliviar os sintomas, como febre, dificuldade para respirar e nariz entupido. Remédios para febre, lavagem nasal e até inalação com soro fisiológico são algumas das opções que os médicos utilizam. Se o quadro piorar, a internação pode ser necessária, como está acontecendo com o José. Em casos mais sérios, o bebê pode até precisar de soro na veia para se manter hidratado e evitar que ele engasgue durante a alimentação, além de fisioterapia respiratória para ajudar na recuperação.

É bom destacar também que, embora o tratamento ajude a melhorar os sintomas, a recuperação total pode demorar algumas semanas. Não é uma doença que se cura da noite pro dia, e os pais precisam ter paciência e continuar com o acompanhamento médico. Para bebês como o José Leonardo, esse período de recuperação deve ser bem monitorado, com todos os cuidados possíveis para evitar complicações.

Eu sei que deve ser um momento bem difícil para a Virginia e o Zé Felipe, que devem estar super preocupados com a saúde do filho, mas é bom saber que com os cuidados certos, a bronquiolite tem cura, e o bebê logo vai estar em casa, saudável, brincando e fazendo bagunça por aí. Infelizmente, doenças respiratórias como essa são comuns entre os pequenininhos, mas sempre é bom estar informado e preparado para agir rápido quando surgirem esses sinais. Então, quem tem filho pequeno ou conhece alguém nessa fase, fica a dica de sempre ficar atento a qualquer sintoma estranho na respiração.