De acordo com as informações concedidas através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes, conhecido por seu combate nos diagnósticos contra a Covid-19 no estado do Rio Grande do Norte, foi detectado uma nova variante do vírus, denominada pelo nome de BE.9.
Os pesquisadores ainda afirmaram que a nova variante se trata se uma evolução da BA..5.3.1, isto é, uma ômicron da linhagem BA.5. A notícia foi informada nesta última terça-feira (6), acendendo um alerta nos profissionais de saúde.
Segundo informações concedidas pela Fiocruz, as duas subvarianes, denominadas BA.1 e BE.9 são conhecidas por compartilhar algumas mutações iguais e, de início, foram encontradas no estado do Amazonas.
Derley Galvão, biomédico e diretor administrativo do Lacen, ainda informou que, por se tratar de uma variante que possui suas mutações na proteína S, ele possui associação com os aumentos de casos vistos no estado do Amazonas, sendo necessário que os profissionais estejam observando o cenário durante as próximas semanas.
No estado do Rio Grande do Norte, o total de 36 amostras foram analisadas durante o dia 3 de novembro a 18 de novembro, sendo identificado 7 linhagens, duas destas referentes à BE.9, vistas na capital Natal e na cidade de São Bernardo do Campo (São Paulo).
Após o fato, a Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública) emitiu orientações para que as pessoas mantenham o cartão de vacina em dia, usando máscaras quando estiverem em locais fechados e realizando o higiene necessário nas mãos.
A coordenadora de Vigilância em Saúde contratada pela Sesap, Kelly Lima, enfatizou que deve ser observado a circulação da nova variante, que pôde ser vista em outros estados do país com o número de infectados, ocasionando com que as ações de vigilância devem ser ainda mais ampliadas. A profissional pontua, ainda, que o reforço das doses se mostra algo urgente.