A influenciadora Maíra Cardi, de 41 anos, está compartilhando com seus seguidores nas redes sociais um momento bastante delicado: a retirada do polimetilmetacrilato (PMMA) que foi aplicado em seu rosto anos atrás. Ela fez uma série de vídeos contando sobre o procedimento e o motivo de ter tomado essa decisão. No último dia 12, ela postou mais atualizações, mostrando que até médicos se recusaram a fazer a cirurgia para tirar a substância.
Segundo Maíra, ela foi surpreendida por uma dermatologista que aplicou o PMMA em seu rosto sem que ela soubesse. E, para piorar, seu corpo rejeitou a substância, o que trouxe vários problemas. Maíra disse que começou esse processo porque está tentando engravidar do marido, Thiago Nigro, de 34 anos, e, por conta disso, quer retirar o PMMA. Ela explicou que na gravidez de sua filha, Sophia, de 6 anos, o corpo dela já teve algumas reações estranhas, como um braço que ficava dormente. Com o risco de piorar, ela decidiu que o melhor seria tentar tirar esse material do rosto.
Nos vídeos, a influenciadora compartilhou sua experiência com a tentativa de fazer a remoção, mas se deparou com a negativa de dois médicos. Ambos afirmaram que a cirurgia poderia trazer riscos sérios para a saúde de Maíra, o que complicou ainda mais a situação dela.
Maíra também contou que o preenchimento foi feito lá em 2009 e que, na época, ela achava que estava fazendo algo mais natural. Só depois, ela soube que, na verdade, a dermatologista havia usado o PMMA, um material que é conhecido por causar rejeições e até alergias graves, podendo levar até a óbito.
Em um dos vídeos, Maíra mostra um dos médicos explicando que, durante a retirada, poderiam ser lesionados alguns nervos do rosto, o que poderia trazer mais malefícios do que benefícios. Outro médico sugeriu um lifting facial como alternativa, mas também sem garantir que a substância seria completamente removida. “Quando o paciente tem PMMA, a nossa tendência é não fazer nenhum tipo de injetável ou tratamento mais profundo”, disse o profissional.
Em meio a tudo isso, o médico ainda fez uma observação importante: “O que tem que colocar na balança é o quanto isso está te incomodando, será que vale a pena mexer no rosto?”. E, claro, essa dúvida é super válida, porque mexer no rosto é sempre algo delicado, né?
A influenciadora também fez questão de lembrar que o risco desse tipo de procedimento não é algo novo. Em julho deste ano, a influenciadora Aline Ferreira faleceu aos 33 anos após complicações de um procedimento estético com PMMA. Isso é um alerta sério sobre o uso dessa substância, que, apesar de ser um composto sintético utilizado na medicina há bastante tempo, pode causar muitos problemas, especialmente se não for feito por um profissional capacitado.
O PMMA é um polímero derivado do plástico acrílico e tem sido usado para tratar condições como lipodistrofias, que são alterações na distribuição de gordura no corpo, comuns, por exemplo, em pacientes com HIV que fazem uso de antirretrovirais. No entanto, para quem não tem um acompanhamento correto e acaba fazendo procedimentos sem o devido cuidado, o risco de complicações é grande.
Então, a história de Maíra serve como um alerta para quem pensa em fazer esse tipo de procedimento estético. Não é só sobre o visual, mas sobre a saúde em primeiro lugar. E, claro, sempre é bom ficar atento a esses riscos e buscar informações antes de tomar qualquer decisão, especialmente quando se trata de algo tão delicado quanto o rosto.
Confira:
@cardinigro Uma outra alternativa nessa segunda consulta! Tirei algumas duvidas que voces me mandaram, então dividir ela em duas partes para voces entenderem melhor o procedimento que ele me recomendou. #PMMA #Saude #cirurgia #estetica #skincare #gravidez #viral #maternidade ♬ som original – Cardi Nigro