Mamma Bruschetta é encaminhada às pressas para hospital após episódio de engasgo

A atriz e apresentadora Mamma Bruschetta, de 75 anos, passou por um susto nessa segunda-feira, 30, quando precisou ser internada com urgência no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo. Ela teve um engasgo sério e foi levada para a emergência. A situação gerou bastante preocupação, mas segundo Thiago Nielsen, seu assessor de comunicação, Mamma já está passando por exames para descobrir exatamente o que aconteceu. Ele explicou que, depois de ser atendida, a apresentadora precisou ser encaminhada para a UTI.

O assessor detalhou um pouco do que aconteceu. “Ela teve um engasgo e fomos logo para o São Luiz. Já checaram os sinais vitais dela e, por precaução, ela foi para a UTI. Agora, ela está fazendo uma tomografia e vai passar por uma endoscopia para ver o que está acontecendo. Mas não é nada muito demorado, são exames rápidos, e provavelmente amanhã ela vai poder ir para casa”, contou Thiago à revista Quem.

A situação de Mamma não é nova. Desde que ela passou por uma cirurgia para tratar um câncer no esôfago, em 2019, a atriz tem enfrentado dificuldades com engasgos frequentes. Thiago, que já acompanhou a saúde da apresentadora de perto, explicou que esses engasgos podem ser bem complicados: “Toda vez que ela engasga, pode acabar broncoaspirando, o que significa que ela pode acabar inalando algo errado. E isso pode causar pneumonia por aspiração, uma infecção nos pulmões que acontece quando ela acaba inalando secreções da boca ou até mesmo do estômago.” Esse é o maior medo da equipe médica que acompanha Mamma.

Há cinco anos, quando Mamma decidiu fazer a cirurgia bariátrica, ela não sabia que algo muito sério estava prestes a ser descoberto. A cirurgia bariátrica é uma opção para quem sofre de obesidade grave, mas, para fazer o procedimento, ela precisou passar por alguns exames, e foi aí que os médicos identificaram o câncer no esôfago. Thiago contou um pouco sobre esse momento: “Ela colocou um balão primeiro, para diminuir o tamanho do estômago, e só depois foi fazer a cirurgia. Durante os exames, descobriram o câncer. Mas, graças a Deus, ele estava bem pequeno, tinha só 15 mm. E ela conseguiu tratar, fez quimioterapia, radioterapia e até uma cirurgia para retirar o tumor.”

A recuperação não foi fácil, mas Mamma enfrentou tudo com muita força. Porém, as consequências do tratamento, como o refluxo gástrico, acabaram trazendo outros problemas, como a pneumonia. “O câncer estava bem na junção do esôfago com o estômago, e isso acabou gerando o refluxo nela. Esse refluxo faz com que ela tenha mais chances de ter pneumonia, o que deixa todo mundo bem preocupado”, explicou Thiago.

Apesar de todos esses desafios, Mamma sempre teve um espírito de luta. Ela nunca deixou a saúde ser um obstáculo para continuar sua carreira e mostrar seu talento nas telinhas. No entanto, momentos como esse, de engasgos e internações, trazem à tona o quão frágil a saúde pode ser, principalmente quando se lida com sequelas de doenças graves.

A equipe de médicos de Mamma está fazendo o possível para garantir que ela se recupere logo. A apresentadora, mesmo com suas dificuldades, segue firme e continua sendo uma grande fonte de inspiração para muitas pessoas, pela sua garra e coragem de enfrentar tudo o que vem pela frente. A expectativa agora é que ela se recupere logo e, com sorte, em breve já esteja de volta à sua rotina.