Nas últimas horas, foi divulgado uma lista dos manifestantes que participaram da invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal) neste último domingo (8). A lista chamou a atenção de milhares de brasileiros por conter o nome de um ex-participante do reality ‘Big Brother Brasil’, transmitido pela Rede Globo.
Adriano Castro, conhecido pelo apelido de Didi, foi um dos bolsonaristas que estavam na invasão da sede dos Três Poderes, sendo um participante da primeira edição do BBB. Atuando como artista plástico, Didi ser tornou conhecido no Brasil por dar o termo ‘paredão’ aos se referir aos participantes que haviam sido indicados para a berlinda.
Bolsonaristas radicais depredam Brasília
No último domingo, o Brasil e o mundo se revoltou com as invasões em Brasília (DF). Como é de conhecimento dos internautas, acampamentos de apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) foram montados nos quartéis espalhados pelo Brasil há alguns meses. Neste domingo, criminosos aproveitaram o pouco policial na sede dos Três Poderes para realizar uma invasão, deixando inúmeras perdas no local.
Por lá, foi invadido o local responsável por sediar o Executivo, Legislativo e Judiciário. Através de gravações que estão circulando nas redes sociais neste momento, é possível ver vândalos se adentrando nos locais. Após os atos, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi à público para realizar um pronunciamento, tomando a decisão de decretar intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. O atual governador do estado, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado por uma decisão de Alexandre de Moraes, ministro do STF.
Mais de mil pessoas foram detidas
Durante a manhã desta segunda-feira (9), aproximadamente 40 ônibus foram escoltados pelas autoridades, sendo levados até a sede da PF (Polícia Federal). As informações apontam que aproximadamente 1.200 pessoas haviam sido detidas, com o prazo de prisão em flagrando sendo de 24 horas.