Lavar a calcinha no banheiro faz mal para a saúde?

Por conta da grande praticidade, aproveitar o tempo que está no banho para lavar a calcinha, adiantando o trabalho da lavanderia, soa como algo extremamente funcional. Usando apenas um sabonete nas vestimentas, além do xampu e o condicionar nos cabelos, pendurando o item na torneira do box para secar acaba sendo algo irresistível. Contudo, será que isso é realmente saudável?

De acordo com as informações concedidas através da ginecologista Marta Finotti, não se deve deixar os itens íntimos secando no box, uma vez que, com tal atitude, as vestimentas acabam ficando úmidas por um grande tempo, favorecendo, assim, que fungos possam crescer, além das bactérias conhecidas por provocar infecções e irritações na parte íntima feminina, à exemplo da candidíase. Cabe enfatizar que o grande problema não é o fato de lavar a calcinha no banheiro desde que seja utilizado um sabão neutro, mas sim, deixar a peça secando no local.

Segundo a especialista, o correto é que se deixe a calcinha secando no varal. Marta Finotti ainda aponta para a preferência de calcinhas de algodão.

Usar sabonete, xampu ou apenas água para lavar a calcinha é algo errado?

De acordo com as dicas concedidas pela ginecologista Bárbara Murayama, não devemos usar produtos para o corpo na calcinha, uma vez que eles não foram criados para essa finalidade, devendo ser respeitado as indicações ao máximo. A profissional ainda afirma que os produtos para a saúde íntima possuem planejamento específico, com o pH ideal para a parte íntima, conseguindo manter a flora de bactérias e de microrganismos específicos. Bárbara ressalta que um xampu para cabelos lisos não possui a química voltada para áreas de mucosas delicadas e, entrando em contato com a parte íntima, poderá causar queimaduras, coceiras e corrimento. O ideal é usar um sabão neutro e líquido, que não possua cor ou perfume.