Jotta A é conhecida desde a infância, seu talento foi descoberto publicamente no programa de Raul Gil, inclusive, já foi indicada ao famoso Grammy Latino.
Atualmente, a cantora tem 24 anos e em 2020 se revelou homossexual. Jotta A usou suas redes sociais para falar a respeito do tema, e na postagem ela falou com seus fãs.
Jotta A tem mais de 470.000 seguidores no Instagram e recebeu o apoio deles após seu post em que ela disse que era uma mulher transgênero e que estava indo ao cartório para requerer a retificação de sua mudança de nome.
“Essa sou eu, indo ao cartório fazer a primeira solicitação de retificação do meu nome de registro. O processo é um pouco demorado, devido aos detalhes e protocolos. E na minha condição, que nasci em Guarajá-Mirim, em Rondônia, fica ainda mais difícil (na perspectiva de quem mora no sudeste do país)”, expôs Jottta A em sua divulgação.
De acordo com Jotta, demorou muito para escolher um nome e depois de alguns conselhos de melhores amigos, decidiu mantê-lo apesar de Jotta ser um nome artístico. Ele acrescentou que um dos motivos para manter o nome é porque os sobrinhos se acostumaram a chamá-la de tia Jotta.
No final, ela revelou que não foi fácil, porém ficou feliz em passar pelo processo e agradeceu as pessoas que a apoiaram e disse que ama todos que a ajudaram.



Jotta A, usou as redes sociais para denunciar que estava sofrendo preconceito após se revelar mulher trans:
“Me lembro da primeira vez que sai na rua usando um vestido e voltei para casa chorando… Eu nunca havia experienciado o assédio masculino antes; desde assobios até insultos. Também me lembro de reduzir o meu ciclo de amizades após ser objetificada de maneira não intencional por alguns amigos que me perguntavam quando iriam começar a crescer os meus seios ou se eu queria ter uma vagina. Assuntos sensacionalistas nos acompanham; da matéria em um portal de notícias até nas resenhas entre colegas. A verdade é que não existe ‘local de fala’ em uma sociedade onde todo mundo acha que tem o direito de opinar sobre você”, confidenciou Jotta A.
No entanto, apesar dos preconceitos que enfrenta, a artista de 24 anos declara que aprendeu a se aceitar:
“Pude me olhar no espelho, provar as roupas que eu gosto, me maquiar de maneira desacelerada. Me apeguei à mim mesma e nunca mais soltei. O que importa é que eu me permiti existir e ser, aceitei os desafios e venci o medo de ser feliz”, finalizou.