Já acordou com as mãos dormentes? Especialista explica o motivo

Você já acordou de madrugada com as mãos dormentes? Aquele formigamento estranho que aparece quando você menos espera? Pois é, já passei por isso e é bem desconfortável. Segundo o médico Karan Desai, que foi citado na Prevention, quando isso acontece de vez em quando, o mais provável é que você tenha dormido em cima das mãos ou em uma posição que cortou a circulação, o que acaba provocando essa sensação de dormência.

Mas, não é só isso não! Existem outras causas para essa sensação, que podem ser até mais sérias. Um exemplo é a síndrome do túnel cárpico, uma condição que afeta os nervos do pulso. Quem trabalha muito digitando ou usando o mouse, por exemplo, pode acabar sentindo isso com mais frequência. Mas o que muita gente não sabe é que existe um outro “primo” dessa síndrome, o túnel cubital, que atinge o nervo ulnar lá no cotovelo. Não sabia disso? Eu também não até pouco tempo atrás!

Além dessas condições, tem outra possibilidade que envolve a nossa coluna vertebral. Sabe aquele problema no pescoço, tipo uma dor chata ou uma sensação de rigidez? Pois é, isso pode estar comprimindo os nervos que saem da coluna, e é isso que pode causar a tal da dormência nas mãos. O médico explica que, basicamente, é como se fosse uma artrite na região do pescoço que acaba pressionando os nervos e resultando nessa sensação estranha nas mãos.

A boa notícia é que, quando isso acontece de forma bem esporádica, não há motivo para pânico. Por exemplo, se você acordou de madrugada depois de dormir de forma torta, provavelmente foi só a posição em que você estava e a circulação que ficou comprometida. Mas, se isso começar a acontecer com mais frequência, é melhor ficar atento e procurar ajuda médica.

Já pensou em quando isso pode começar a ser algo mais sério? Imagina se a dormência começar a se repetir todas as manhãs? Ou pior, se vier acompanhada de dor? Aí sim, a coisa muda de figura. O médico alerta que é nesses casos que se torna realmente preocupante. Por isso, se esse problema persistir ou ficar cada vez mais comum, a recomendação é procurar um especialista. Só um profissional pode fazer exames e descobrir o que realmente está por trás disso, além de indicar o melhor tratamento.

Eu mesma já passei por uma fase em que as mãos estavam sempre dormindo, e isso me incomodava muito. No começo, achei que fosse só por causa do meu travesseiro, mas depois vi que o problema estava mais relacionado com a postura e até com o jeito que eu usava o computador no trabalho. Então, se você anda sentindo esse tipo de coisa, não deixe de se cuidar. Pode ser uma besteira ou algo mais simples, mas pode ser também um alerta para algo mais sério. O importante é não ignorar e se cuidar direitinho.

Em resumo, se você acorda com as mãos dormentes de vez em quando, não é para entrar em pânico. Agora, se isso se torna frequente ou vem acompanhado de outros sintomas, como dor, é hora de buscar orientação médica. Não deixe pra depois!