Escalação de Fernanda Montenegro em ‘Vitória’ provoca polêmica nas redes sociais

A Conspiração Filmes compartilhou uma foto oficial e a data de estreia de ‘Vitória’, novo filme protagonizado pela renomada atriz Fernanda Montenegro. No entanto, a escalação da veterana para o papel-título, inspirado numa pessoa real, provocou polêmica e deu o que falar nas redes sociais, pois a Vitória da história real era uma mulher negra.

O longa-metragem conta com maestria a história real de Dona Vitória da Paz, uma dona de casa que, em 2005, aos 80 anos, fazendo uso de uma câmara filmou da janela de seu apartamento o tráfico de entorpecentes em Copacabana, no Rio de Janeiro, e denunciou à polícia.

Repercussão nas redes sociais
A escalação da tradicional atriz, Fernanda Montenegro, nos dias atuais com os seus 94 anos, foi recebida com algumas restrições. “Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra”, indicou uma internauta de plantão.

“Acho Fernanda Montenegro grandiosa, porém por que não por uma atriz negra interpretando a história de uma pessoa negra?”, indagou outro internauta. Diante as ressalvas, houve aqueles internautas que também lembraram que a atriz Zezé Motta poderia fazer o papel.

“Gente com todo respeito a talentosa atriz Fernanda Montenegro, mas na minha opinião, essa longa-mentragem tem a cara da Zezé Motta”, disparou.

A verdadeira Vitória
A verdadeira história de vida de Dona Vitória foi revelada em reportagem do jornal Extra em 2005 e também rendeu o livro “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, que serviu de pilar para o filme. Desesperada com a violência no bairro, a dona de casa realizou muitas denúncias, no entanto, nada foi feito. Foi então que ela decidiu documentar o que acontecia ali com uma câmera. A ação da senhorinha fez com que cerca de 30 pessoas fossem parar atrás das grades, incluindo traficantes e policiais corruptos envolvidos no esquema.

Após realizar a denúncia, Dona Vitória foi obrigada a antrar no Programa de Proteção à Testemunha e viveu “escondida” por 17 anos. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, e sua identidade só foram revelados após a sua morte, aos 97 anos, em fevereiro de 2023, em Salvador, na capital Baiana.

Juliana Paes se despede de ‘Renascer’ e mostra detalhes da maquiagem de caracterização

A atriz, Juliana Paes, de 44 anos, fez uma breve reflexão neste último sábado (17), em suas redes sociais, sobre sua participação no remake da novela “Renascer”, no papel de Jacutinga. A contratada da emissora Globo surgiu caracterizada e deu close em sua maquiagem que virou assunto nas redes sociais, para se despedir da sua personagem na novela.

“Quando recebi o convite para viver Jacutinga, senti de pronto que eu precisava aceitar esse trabalho. A conexão com a personagem foi imediata! O texto tão bonito e forte do Bruno Luperi me deu a segurança para viver esse enorme desafio. Ali eu entendi que aquela era uma mulher à frente do seu tempo. Sábia e generosa, repassando ensinamentos que todas nós precisamos ouvir. Bruno, eu só posso agradecer por esse presente. Eu sei que todo mundo diz isso, mas é a verdade. Obrigada por mais uma vez por confiar e estar ao meu lado”, começou Juliana.

“E não posso deixar de comentar sobre todos os meus colegas de cena e por trás das cenas que viveram essa experiência linda de #Renascer. A história segue linda, forte, cheia de emoções. E eu seguirei daqui, do outro lado da telinha, sendo fã número de um de cada uma e cada um de vocês. Que as palavras de Jacutinga ecoem em nossas memórias, para que possamos entender o nosso lugar no mundo. Obrigada por tudo, Jacutinga”, concluiu.