O britânico Dom Phillips, e o Brasileiro Bruno, haviam sido visto a última vez, na comunidade de São Rafael, logo após desapareceram. O último registro deles foi 5 de junho, aos arredores da Terra Indígena Vale do Javari.
A viajem dos dois até o Vale do Javari, tinha muita cultura brasileira como motivo, eles queriam colher conteúdos em entrevistas. Os dois desejavam entrevistar o povo indígena e ribeirinho na região, para informações do livro e documentário que conduziam.
Após muitos dias de buscas, a polícia conseguiu prender suspeitos que confessaram o crime. Os restos mortais de Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram tudo que pode ser encontrado pela polícia.
Ao longo da semana toda a perícia deve ser feita nos corpos encontraram, que revelaram mais detalhes do crime. Os familiares dos envolvidos estão devastados, os pesquisadores amavam o Brasil, e vinham em busca de enriquecer seu conhecimento.

As imagens chocantes dos policiais, conduzindo os restos mortais de ambos, deixaram explícita a violência que o Brasil enfrenta, e foi lamentado por milhões de pessoas.
Vídeo:
A maior reserva indígena do mundo, fica no Vale do Javari, muitos povos vivem lá sob pressão, sendo ameaçados por narcotraficantes, pescadores, garimpeiros e madeireiros ilegais que tentam expulsar povos tradicionais da região.