Asteroide que se aproximará da Terra passará tão perto que deve provocar chuva de pedras

A Universidade Carlos III de Madrid realizou uma pesquisa em parceria com uma outra universidade, a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista, e de acordo às informações que foram passadas, um asteróide passará bem próximo do nosso planeta. Para se ter uma ideia esse corpo celeste tem 370 metros de diâmetro, e irá passar a uma distância considerada muito curta da Terra.

Já está inclusive prevista a data que será essa aproximação do Apophis, e será no dia 13 de abril do ano de 2029. E essa pesquisa está sendo feita para estudar quais serão os possíveis efeitos que essa aproximação poderá causar, como qual será a trajetória do asteróide, o seu ângulo de inclinação e mais outros pontos muito importantes.

Um depoimento foi dado para uma agência de notícias americanas por Gabriel Borderes-Motta que é um dos pesquisadores, e ele disse: “a colisão não é a única possibilidade em eventos de aproximação como esse”. Ele ainda falou que a gravidade da Terra pode causar modificações nesse corpo celeste, e ele ainda completou:

“A interação gravitacional entre um planeta e um corpo como o Apophis pode alterar a forma do corpo, quebrar o corpo em pedaços, desintegrar possíveis pedras soltas na superfície do asteroide, ou até mesmo remover outros corpos que orbitam o asteroide “.

O que essa pesquisa também apontou é que como as partículas desse asteróides poderão ou não atingir a Terra, e como acontecerá isso após elas entrarem na órbita terrestre. Foi feita uma simulação para entender como isso poderá realmente acontecer.

Mas de acordo com a pesquisa, como esse asteroide é bem menos denso ele acaba tendo a sua gravidade bem mais fraca, então é possível que suas partículas sejam arrancadas da superfície terrestre. E essa pesquisa também apontou que cerca de 90% das pedras soltas seriam assim praticamente removidas da superfície terrestre.