O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a valorização da escola pública durante a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em um discurso marcado por lembranças pessoais e críticas ao preconceito histórico contra alunos da rede pública, o chefe do Executivo afirmou que a educação deve ser uma das principais ferramentas para promover igualdade de oportunidades no Brasil.
Ao falar para estudantes, professores e autoridades presentes no evento, Lula destacou que o sucesso da olimpíada é uma prova concreta da capacidade dos jovens que estudam em escolas públicas. Segundo ele, durante muitos anos existiu uma visão equivocada de que esses alunos não teriam condições de competir em alto nível acadêmico.