Terremoto no Chile balança prédios em São Paulo, relatam moradores

Um terremoto de 7.3 graus sacudiu o norte do Chile na quinta-feira (18), lá pelas 22h50, horário de Brasília. Segundo o G1, o epicentro foi na região de Antofagasta, perto do deserto do Atacama, bem na fronteira com a Bolívia e Argentina.

Ainda de acordo com o G1, o tremor foi a 126 km de profundidade, conforme o serviço geológico dos EUA (USGS). Logo após o terremoto, as redes sociais ficaram cheias de relatos. Muita gente disse que sentiu o tremor até em algumas cidades do Brasil, tipo São Paulo.

O serviço hidrográfico do Chile logo disse que não tinha risco de tsunami: “O tremor não tem as condições pra gerar ondas gigantes na nossa costa”. O presidente do Chile, Gabriel Boric, também falou no Twitter, dizendo que já tinha falado com a governadora da região e que, até o momento, não tinham registros de danos ou pessoas feridas.

Relatos: Assim que o terremoto foi confirmado, as redes sociais bombaram com relatos de moradores de São Paulo dizendo que sentiram suas casas balançando à noite. Teve até vídeos de plantas balançando e gente assustada saindo de seus apartamentos.

Alguns jornalistas que moram em São Paulo também contaram suas experiências. A ex-apresentadora da CNN, Carla Vilhena, tweetou: “Meu prédio está balançando aqui em São Paulo”. Ela ainda comentou em outro post: “Terremoto em São Paulo! Vários bairros!”.

Diego Sarza, também ex-apresentador da CNN, falou sobre o tremor na capital paulista: “Que loucura! Leve tremor em São Paulo. Eu tava encostado na parede, senti várias ondas. Achei que meu prédio tava caindo”.

Considerações pessoais

Olha, quando a gente ouve falar de terremoto, pensa logo em lugares como o Japão ou a Califórnia, né? Mas nunca passa pela cabeça que um tremor assim possa ser sentido em São Paulo! Eu mesmo, se tivesse sentido isso, ia ficar bem assustado. Afinal, a gente não tá preparado pra essas coisas. Por isso, é sempre bom saber o que fazer em casos assim, mesmo que sejam raros por aqui.

Outros eventos recentes

Nos últimos meses, a gente tem visto vários eventos climáticos extremos pelo mundo. As mudanças climáticas estão cada vez mais impactando nosso dia a dia. O calor recorde na Europa, enchentes na China, e agora esse tremor que, apesar de ter ocorrido no Chile, foi sentido até aqui. Isso mostra como estamos todos conectados, e como os fenômenos naturais não conhecem fronteiras.

Reflexões

Pensando bem, é importante a gente discutir mais sobre esses temas, sabe? Estar preparado e entender o que tá acontecendo no mundo pode fazer a diferença em como a gente reage a esses eventos. E, claro, precisamos cobrar mais ação dos nossos governantes pra lidar com essas questões. Afinal, segurança e prevenção são essenciais pra gente viver mais tranquilo.

Enfim, terremotos, furacões, mudanças climáticas… parece que o planeta tá sempre querendo nos lembrar de que precisamos cuidar melhor dele. Fica a dica!

Confira algumas reações: