Faleceu, na manhã desta quarta-feira (9), a cantora Gal Costa, aos 77 anos. A informação de seu falecimento foi confirmada através de uma nota publicada pela assessora de imprensa da artista. Até o momento desta publicação, a causa da morte da cantora é desconhecida.
Gal se tornou uma das principais atrações do evento denominado ‘Primavera Sound’ que aconteceu em São Paulo durante esse último fim de semana. Contudo, o público acabou sendo surpreendido após ser informado sobre o cancelamento de sua participação de última hora. Na ocasião, a equipe de Gal Costa informou que ele precisava se recuperar de uma cirurgia que havia realizado para a retirada de um nódulo na fosse nasal direita, necessitando que ficasse longe dos palcos e das apresentações até o mês de novembro, seguindo as recomendações dos profissionais e saúde.
Gal realizou a cirurgia em setembro deste ano, pouco tempo depois de participar de um outro evento em São Paulo. Após, a artista não voltou aos palcos novamente, contudo, já possuía diversos shows em sua agenda, marcando participação na turnê ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’.
Maria da Graça Costa Penna, conhecida pelos brasileiros apenas como Gal Costa, nasceu em Salvador, na Bahia, se consagrando como uma das maiores vozes da música popular brasileira. A cantora ganhou enorme notoriedade com suas composições durante a década de 1960.
Durante os primeiros anos de sua carreira, Gal Costa se aproximou de artistas famosos, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, alavancando sua carreira no mundo da música após se tornar integrante do grupo ‘Doces Bárbaros’. Mais tarde, ela ganhou o coração dos brasileiros com um disco público na década de 1970.
Quando tinha pouco mais de 20 anos, Gal realizou uma participação em ‘Tropicália ou Panis et Circencis’ e, em 1971, fez um dos espetáculos que marcaria a história do MPB, através do ‘Fa-Tal’, que mais também viraria um álbum.